aba1
aba2
aba3
aba4
aba5

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

menina de setenta


Minha ida para Madrid teve um motivo especialíssimo. Minha mãe completava 70 anos de vida no dia 6 de outubro. Meu irmão estava morando lá até o dia 8, e eu, a caçula de 5 filhos, não perderia essa oportunidade. Não deixaria de usar meus artifícios para convencer minha mãe de que seria maravilhoso ela passar o aniversário dela na Espanha com dois de seus filhos, já que reunir todos fora do Brasil seria bem mais complicado. Enfim, a mãe veio. E veio acompanhada da Dona Ema- mulher sábia como poucas no mundo e próxima da nossa família por detalhes únicos. Ela também veio desfrutar da vida e desse momento.
Enfim, a questão é o prazer que senti por ver minha mãe tão feliz.
Desembarquei no aeroporto e peguei um taxi. Aí já começou meu luxo. No táxi vou enchendo balões enormes, um que diz princess e outro escrito 70. Amarro em fitas de cetim que deixei estrategicamente colocadas no bolso de fora da mochila. O motorista me olha pelo retrovisor com um sorriso nos olhos.
A rua do hotel estava fechada. Então desço na esquina e caminho com os balões amarrados na alça da mochila. Na recepção do hotel é onde demoro mais. O recepcionista não falava inglês. Sim, só os garotos do dia falam inglês no hotel. Para me atrapalhar mais, não sabia se minha mãe tinha dado seu nome com I ou com Y. Aí demorou. Com muito custo, nos entendemos quanto ao sobrenome. Quarto 207. Pedi ajuda com minha mochila...veio um senhor bem mais simpático.
Bato na porta...desamarro os balões, começo a cantar parabéns...
Tia Ema abre a porta sorridente, a mãe atrás de camisola dá um grito, me abraça e por pouco não abraça o senhor que trazia as malas. Começa o aniversário. Penduro na porta um enfeite, abro o frigobar e já pego batatinhas. Meu irmão logo bate na porta, já é mais de meia noite.
O almoço do outro dia...uma paella incrível em um restaurante pequeno e charmoso, Mano a mano. Um belo vinho, belo pão, belo tudo. Sobremesa dos deuses, fotos, risadas, e eu bem tonta. Não sabia mais que língua eu falava, como me fazer entender, e tal.
Antes do almoço, no quarto, fotos com máscara e um vídeo que o resto da família mandou com declarações de cada um para a aniversariante. Foi ali que percebi o meu privilégio.
Pensei em chegar aos setenta como ela. Aliás a opinião é unânime. “No puede ser...70 años?”
Bueno. De tarde, Placa Mayor e um passeio pelo Palácio Real. Suspiros. Tudo muito bonito. Grande. Antigo. Dona Yeda feliz da vida. Ela contemplava as belas paisagens e eu contemplava ela.
A noite surpreendente. Um restaurante chiquérrimo, que já tinha nossa reserva há mais de 15 dias. O diferente: os garçons faziam parte da Opera de Madrid. Cantores líricos. O cardápio com títulos que dividiam os pratos em: primeiro ato, segundo ato, aplausos, etc. Desfrutamos de uma comida maravilhosa, bebemos a cava da casa, e assistimos ‘a uma ópera. A mãe não sabia de nada disso, era surpresa. Queria ter gravado a expressão de seu rosto quando baixou a luz e o “garçom” começou a cantar. Ela chorou. Nós também. Depois a garçonete cantou, depois mais um, depois os três, e depois segue. No final um brinde e cumpleaños cantado por todo restaurante com os cantores na nossa mesa.
Na volta pro hotel eu tava exausta. Muita emoção para um dia só.
Mas o que valeu de tudo foi desfrutar da minha mãe nesta data querida. Ver a emoção dela diante de tudo !!!!
Compreendi, talvez um pouco melhor, o que os pais dizem: ver os filhos felizes é nossa maior satisfação. Nesse dia, senti essa satisfação plena, o diferente é que eu era a filha.
Mãe, quando eu crescer quero ser como tu!
Te amo

4 comentários:

  1. SAÚDE E PAZ PRA DONA IEDA!!!

    Um beijão!!!!

    ResponderExcluir
  2. Yeda, Carô! fiquei emocionada com esse relato.
    Chorei muito de emoção e visualizando a cena ao som do meu cd com Rod Stewart, foi uma catástrofe.
    Estou colocando esse relato lindo no blog da Maturidade.
    Yeda Parabéns pelo Aniversário!
    Carô, parabéns pela iniciativa com teu irmão!
    E parabéns a toda essa família linda que tenho orgulho de ser amiga.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Ai Ieda, feliz aniversaio pra ti. Mae brilhante, pessoa mais que do bem, guerreira e tudo de bom. Amei essa festa Caro, ela merece isso e muito mais. Feliz de nos que temos essas baita maes que noa amam e ainda cuidam de nos.

    ResponderExcluir
  4. Esse perfil ?? No puede ser....70?!

    Caro....foi bem assim.... que fuerte...

    ResponderExcluir